O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), começou a disponibilizar fotografias detalhadas de Icó, das décadas de 1940 e 1970. São 164 registros fotográficos sobre o patrimônio histórico daquele município.
O conteúdo está disponível na internet e pode ser acessado através da Rede Arquivos do Instituto.
As imagens de Icó são compostas da visita de João José Rescala a Icó, em 1941, e da década de 1970, quando foi realizado estudo de tombamento para o conjunto histórico de Icó.
Dentre os raros elementos presentes, estão o coreto da Praça Marcial Teixeira Pequeno, em 1941; a praça com o coreto de Genebaldo, na década de 1970; os altar antigo da Igreja do Senhor do Bonfim; a Casa de Pólvora, em 1941; e o “Cine Nordeste” no Teatro da Ribeira dos Icós.
Prédios históricos, seus interiores e a composição destes com a população da época criam uma iconografia única, rara e que apresenta uma espécie de museu próprio de imensurável valor histórico.
Rede de Arquivos do Iphan – A plataforma foi lançada no dia 05 de maio de 2016, inicialmente com mais de três mil documentos, número que aumenta constantemente. O projeto é desenvolvido pelo Iphan, em parceria com o Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Darcy Ribeiro, por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Repórter Ceará