Estudantes do curso de Designer Digital do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram do dia 23 ao dia 27 de outubro em Joinville (SC), do XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais e conquistaram o primeiro lugar na área de Interação Humano-Computador (IHC).
O projeto campeão foi Progster: Aprendendo lógica de programação com um tabuleiro eletrônico, de autoria de Raíssa Lemos, Maria Alquimara Braz, Gabriella Barroso e Ingrid Monteiro. Elas conquistaram o primeiro lugar na trilha “Competição Design” que este ano chegou a sua 16ª edição.
Para Raíssa Lemos, o resultado mostra o esforço do grupo para realizar as pesquisas de campo e bibliográfica, e desenvolver uma solução de design criativa e inovadora. O projeto é um brinquedo que ensina lógica de programação para crianças que têm entre 7 e 9 anos.
Além do projeto campeão, os outros dois apresentados por alunos da UFC de Quixadá no Simpósio IHC, Mundo dos sonhos: usando narrativas para ensinar noções matemáticas a crianças, liderado pela aluna Maryanna Araújo, e Storyteller: uma solução digital para a aprendizagem divertida da língua inglesa, liderado por Jhonny Sousa, receberam menção honrosa.
“Foram considerados itens como criatividade, originalidade, design de interação, design visual, adequação ao tema e ao público-alvo. Portanto, o saldo da competição foi muito positivo para a UFC: um primeiro lugar e duas menções honrosas“, comemora a professora Ingrid Monteiro, coordenadora do curso de Designer Digital.
Repórter Ceará com informações do Diário Sertão Central