Na noite de ontem, 28, morreu o jornalista José Mário Pinto aos 83 anos. O mesmo estava internado desde a última quinta-feira, 25, por conta de uma pneumonia. José Mário tinha 61 anos de profissão, e faria 54 anos de O POVO em abril deste ano.
Até outubro de 2016, ele assinava a coluna Turismo S/A no O POVO Online e também atuava como repórter do núcleo de Conjuntura. Ele também assinou a coluna Três Armas.
José Maria Pinto iniciou a carreira como jornalista no O POVO, onde permaneceu por 61 anos. Durante sua trajetória profissional, ele trabalhou ainda em rádio, TV e assessoria de comunicação.
Primeiro-tenente do Exército e com bons relacionamentos na área militar, o jornalista dedicou-se à cobertura de assuntos relacionados aos militares durante boa parte da sua vida profissional.
Na década de 1970, ampliou a produção para o jornalismo de turismo, tornando-se um dos primeiros jornalistas do Estado a cobrir especificamente esse tema.
José Mario foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), na década de 1980, da qual foi presidente. Também integrou o Conselho Estadual de Turismo no governo Gonzaga Mota e foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Administração, na gestão do prefeito José Walter Cavalcante.
Durante sua carreira, o jornalista colecionou prêmios e condecorações pelo trabalho desenvolvido na comunicação. Entre eles, o Prêmio Imprensa de Turismo (1998), Troféu dos Skal Clubes (1999), Prêmio Master de Turismo (1999), Prêmio Santos Dumont de Jornalismo (2007) e Troféu Pioneiro Imprensa do Turismo (2008).
Repórter Ceará com O Povo Online (Foto: Camila de Almeida)



