O deputado Tomaz Holanda (PPS) avaliou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 15, que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o narcotráfico deveria ser uma prerrogativa do Congresso Nacional, e não da AL. O parlamentar se referia a críticas de opositores sobre o arquivamento do requerimento que pedia a instalação de CPI do Narcotráfico no Parlamento cearense.
De acordo com Tomaz Holanda, o momento é oportuno para uma investigação de caráter nacional sobre a atuação do crime organizado em todo o País. “Entendo que essa investigação deve ser uma prerrogativa dos nossos congressistas em Brasília, pois o Ceará não produz arma e nem droga, já que elas passam pelas fronteiras”, apontou.
O deputado também defendeu a compra e utilização de veículos blindados pelas autoridades cearenses, contestando questionamentos de parlamentares na Casa sobre a prática. “O Estado precisa ter e oferecer esse serviço, como um reforço à segurança, quando solicitado por autoridades que visitam o Ceará”, assinalou.
Em aparte, o líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), salientou que a compra de veículos blindados para autoridades cearenses e utilização para visitantes oficiais é uma prática antiga, comum e protocolar de todos os governos de Estado.
“Querer fazer desse assunto uma regalia do governador Camilo, fazendo um link com os episódios recentes de violência registrados no Estado, é querer criar uma situação inexistente e não ser transparente com a sociedade cearense”, pontuou Evandro Leitão.
Repórter Ceará
