Home Publicação Camilo Santana é o governador que mais investiu na área da Segurança...

Camilo Santana é o governador que mais investiu na área da Segurança Pública em toda história cearense

Apesar do governador Camilo Santana (PT) receber duras críticas em relação a segurança pública, o gestor é o que mais investiu na área em toda a história do Ceará. Abaixo, estarão elencados os principais pontos de investimentos do chefe do Executivo estadual.

Iniciando pela contratação de profissionais da segurança pública, Camilo já contratou mais de 9 mil, sendo que, para este, o governador se comprometeu a chamar mais policiais. Além disso, Santana realizou a promoção de mais de 13 mil policiais.

O petista também autorizou que todos os profissionais de segurança tivessem seus salários equiparados à média do Nordeste, como também, comprou mais de mil veículos, armas pesadas e autorizou a compra de mais de treze mil pistolas para cada policial.

As Delegacias 24h tiveram seus números dobrados e as equipes do BPRaio foram difundidas para todos o Estado, além da implantação de bases do Batalhão em mais de 18 município, sendo que, está em andamento, o implante das bases do mesmo policiamento nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Camilo ainda criou um Batalhão específico para proteger divisas, o sistema de videomonitoramento para 38 cidades, ampliou o Ciopaer, com helicópteros no interior, e já comprou mais duas aeronaves para combater o crime.

Houve redução de homicídios em 2015 e 2016, tendo voltado a crescer em 2017 por conta a briga de facções. No Nordeste, tiveram mais homicídios que o Ceará, a Bahia, com mais de 7 mil homicídios, e Pernambuco, com mais de 5,5 mil homicídios.

Todos os crimes de maior repercussão foram esclarecidos e os bandidos presos, como na Chacina das Cajazeiras, nas mortes do Benfica e no crime das três jovens de Caucaia;

Vale ressaltar também a lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, para que as operados de celular fossem obrigadas a implantar bloqueadores nos presídios. Contudo, a legislação foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por entender que só o Governo Federal e o Congresso Nacional deveriam legislar sobre o assunto. Dessa forma, o próprio Congresso acaba de aprovar lei semelhante, que deverá entrar em vigor em breve.

Outra lei aprovada pela ALCE, obriga as instituições bancárias a garantir a segurança no interior das suas agências.

Além disso, Camilo também cobrou do Governo Federal investimentos e participação no combate à violência, visto que, até então, estava omisso, resultando na criação do Ministério da Segurança Pública, como também, articulando com o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira, e com todos os governadores do Nordeste, Camilo Santana garantiu o primeiro Centro Regional de Inteligência Integrada para o Ceará.

O governador contratou e já iniciarão treinamento mais mil agentes penitenciários para reforçar a segurança nos presídios. Ampliou o número de vagas nas cadeias do estado e está aumentando ainda em mais três mil vagas. Já anunciou a construção de quatorze presídios regionais para desativar as 132 cadeias de interior. Camilo ainda criou uma superintendência exclusiva para cuidar do sistema socioeducativo e contratou mais mil agentes para a segurança do sistema.

Na soma de esforços contra o crime, o governador Camilo Santana propôs e o presidente do TJ aprovou com todos os desembargadores a criação da Vara Específica para combater o crime organizado.

Através da criação do Pacto por um Ceará Pacífico, Camilo Santana conseguiu o unir os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e todas as instituições cearenses, sociedade civil organizada, para, juntos, traçarem estratégia para enfrentar a violência e levar mais paz para o Ceará.

Outro ponto é que, compreendendo que violência não é apenas um caso de polícia, mas um problema social, Camilo Santana tem investido cada vez mais em políticas sociais e valorização da educação. O Ceará é considerado o Estado com a melhor educação pública do País. Camilo ampliou as escolas de tempo integral e o ente da Federação tem hoje a segunda maior rede do Brasil em que os alunos passam o dia na escola. Camilo ainda criou a Bolsa Universitário, para ajudar alunos de escolas públicas que ingressam no ensino superior, e os Centros de Idiomas, para qualificar os jovens para o mercado de trabalho. Camilo tem ainda investido na captação de empresas e negócios, como o hub aéreo, para aumentar as oportunidades de empregos para os cearenses. O Ceará é hoje o estado mais equilibrado do país e cresce mais que o Brasil.

Repórter Ceará

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile