O Hospital José Martiniano de Alencar, da rede pública de saúde do Ceará, registrou aumento de um mil e duzentos por cento no número de cirurgias realizadas, comparando o período de 2016 a 2017, quando foram realizadas 6176 procedimentos e 2013 e 2014, quando aconteceram 510 cirurgias. Em 2015, foram 1044 procedimentos.
Somente nos três primeiros meses deste ano, já foram realizadas 944 cirurgias, o que vem contribuindo para a diminuição da fila de espera por procedimentos como cirurgia de vesícula, hérnia, apendicite além de partos cesarianos e cirurgias ginecológicas e urológicas.
O Hospital José Martiniano de Alencar é o antigo Hospital da Polícia, que pertencia à Secretaria de Segurança Pública e passou para a estrutura da Secretaria da Saúde a partir de 2011.
De média complexidade, o hospital presta assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Promove e garante ações de saúde integradas ao ensino e pesquisa, tornando-se referência como instituição hospitalar.
A diretora do Hospital, Silvana Sátiro, atribui o aumento de atendimentos ao número de cirurgias ao compromisso dos profissionais e aos investimentos realizados na unidade pelo Governo do Ceará:
Repórter Ceará
