No primeiro trimestre deste ano, o Ceará registrou uma redução de 22% nos crimes de rouba de carga, se comparado a 2017. Foram 91 casos no ano passado contra 71 no ano corrente. Março de 2018 foi o mês com maior redução no ano, sendo 38% a menos, com 26 casos, em comparação aos 42 roubos no mesmo período no ano passado.
Como resultado de mais uma ação, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Ceará (PCCE) divulgou ontem, 18, as apreensões de 80 quilos de drogas e a recuperação de produtos avaliados em torno de R$ 50 mil. A investida ocorreu nessa terça-feira (17). Conforme o delegado Diego Barreto, que apresentou os detalhes em coletiva de imprensa na sede da especializada, o material estava com dois suspeitos identificados por Antônio Regilando Peixoto Machado (40) e Francisco Roniele da Silva (35) – conhecido por “Pajé” e com passagens pela Polícia por tráfico de drogas e roubo.
A dupla foi localizada após diligências efetuadas pelos policiais civis na cidade de Maracanaú. Os agentes de segurança receberam informes sobre uma fábrica de polpas de frutas, que era utilizada para esconder mercadorias roubadas. Ao chegarem ao local, situado no Conjunto Vila Buriti, os profissionais encontraram os dois homens. Ao perceber que se tratavam de policiais civis, Francisco Roniele ainda tentou empreender fuga e foi rapidamente contido.
Quando questionados, os suspeitos alegaram que eram sócios da empresa. Mas foi após uma vistoria no interior da fábrica, mais especificamente dentro de uma câmara frigorífica, que as equipes encontraram parte de uma carga roubada composta por ferramentas industriais. Os equipamentos, que totalizavam em torno de R$ 50 mil, foram recuperados pela Polícia Civil. Já em outro compartimento do local, foram encontrados os 79,2 quilos de maconha divididos em vários tabletes. Em depoimento, a dupla disse também que era paga para guardar os materiais, mas assumiram que quem intermediava com os demais envolvidos no crime era “Pajé”.
A partir dos indícios colhidos no local, a DRFVC agora mantém as diligências visando identificar outras pessoas que integram o esquema criminoso. Os homens foram encaminhados a sede da Especializada, onde um inquérito policial, em flagrante, por tráfico de drogas e receptação foi instaurado.
Repórter Ceará
