Apontada por ter bons resultados de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), a cidade de Sobral, no Ceará, alcançou a primeira posição no Ideb também nos finais (9º ano). O resultado do Ideb 2017 foi divulgado nesta segunda-feira, 03, pelo governo federal.
Localizada no interior do Ceará, a 230 km de Fortaleza, Sobral possui aproximadamente 200 mil habitantes. A média no Ideb de 2017 nos anos finais passou de 6,7 para 7,2 e superou a cidade mineira de Nova Ponte (que era primeira em 2015 nesta etapa e caiu em 2017, ficando em segundo).
Por essa métrica, a média dos países desenvolvidos estaria em 6, algo equivalente à educação no Reino Unido.
O indicador é produzido a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português. Os dados das provas foram conhecidos na semana passada.
A rede municipal de Sobral também lidera o ranking de municípios nos anos iniciais do fundamental. A cidade passou de 8,8 em 2015, quando já havia ficado em primeiro, para 9,1.
Entre as 100 cidades com maiores médias nos anos iniciais, 19 são do Ceará.
Repórter Ceará