Nessa terça-feira, 11, o Ibope divulgou nova pesquisa das intenções de votos à Presidência da República. Desta vez, o candidato ao Planalto pelo PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 26 das intenções de votos, representando um aumento de quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa divulgada no dia 05 deste mês.
Logo após Bolsonaro, aparece Ciro Gomes (PDT), com 11% das intenções e empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Os dois primeiros têm 9% da preferência dos eleitores, cada, e o petista, 8%.
Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) têm 3% cada um, empatados na margem de erro com Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU), que aparecem com 1% cada. Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram. Votos em branco e nulos somaram 19% e não sabem/não responderam, 7%.
Em relação à rejeição, Jair Bolsonaro lidera o ranking com 41%, seguido por Marina Silva, com 24%; Fernando Haddad, com 23%; Geraldo Alckmin, 19%; e Ciro Gomes, com 17%. Henrique Meirelles, Cabo Daciolo, José Maria Eymael, Vera Lúcia e Guilherme Boulos apresentam rejeição de 11%. 10% responderam que não votariam de jeito nenhum em João Amoêdo e 9%, em Alvaro Dias. João Goulart Filho é rejeitado por 8% dos eleitores.
Os que responderam que poderiam votar em todos os candidatos são 2%. Não souberam/não responderam somaram 11%.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 145 cidades entre os dias 8 e 10 de setembro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR05221/2018.
Repórter Ceará – Foto: AFP/Reuters