O candidato ao Senado Federal pelo PROS, Eduardo Girão, divulgou em seus perfis das redes sociais Facebook e Instagram o resultado de uma pesquisa de busca no Google, realizada com base nos dados do Google Trends. No entanto, a postagem passou aos seguidores a impressão de que se tratava de uma pesquisa de intenção de votos.
O Google Trends é uma ferramenta da Google que, conforme a própria empresa, mostra os mais populares termos buscados em um passado recente (no caso da referida pesquisa, nos últimos sete dias), portanto, não aponta a preferência do eleitor, não se tratando de uma pesquisa de intenções de votos, mas de buscas variadas relacionadas aos candidatos via web.
Diante disso, a publicação de Eduardo Girão, que ocorreu às 12h15, foi retirada às 12h20 e recolocada às 12h24, sendo que, já foi retirada novamente.
O levantamento foi realizado pelo Jornal O POVO, que apontou os seguintes números para o Senado Federal: Cid Gomes em primeiro (38%), Eduardo Girão em segundo (17%), seguido por Eunício (2%). Dra. Mayra (PSDB) e João Saraiva (Rede) empatados com 1%.
Repórter Ceará




