Home Política Vereadores do PDT pedem renúncia de Haddad para que Ciro dispute segundo...

Vereadores do PDT pedem renúncia de Haddad para que Ciro dispute segundo turno com Bolsonaro

Os vereadores Adail Júnior e Salmito Filho, ambos de Fortaleza e filiados ao PDT, pediram, em sessão da Câmara Municipal realizada na última quinta-feira, 11, que o candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, renuncie para que Ciro Gomes (PDT) dispute o segundo turno com Jair Bolsonaro (PSL).

Como argumento, Adail citou o resultado da pesquisa Datafolha, divulgada na última quarta-feira, que aponta Bolsonaro com 58% dos votos válidos, enquanto Haddad tem 42%. Para Adail, deveria haver uma frente de esquerda e democrática a favor de Ciro.

Também no plenário, Salmito, ao defender a renúncia de Haddad, afirmou que a legislação eleitoral permitiria que Ciro assumisse a disputa.

As manifestações dos parlamentares ocorreram após a senadora Kátia Abreu (PDT-RO) defender a desistência de Haddad e substituição por Ciro.

A proposta se baseia no artigo 77 da Constituição, que no inciso 4º diz que “se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação”.

André Figueiredo (PDT), deputado federal e presidente estadual do partido no Ceará, comunicou que “a opinião de Kátia Abreu não é a do partido”. Ele também anunciou que o PDT continua com o “apoio crítico’ a Haddad no segundo turno da eleição.

Repórter Ceará com O Povo Online

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here