As estratégias e as ações, que vem sendo adotadas na área da segurança pública do Ceará, foram apresentadas, nesta quarta-feira, 24, para o ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria, que esteve à frente da gestão da cidade colombiana do ano de 2012 a 2015 e foi governador do Estado de Antioquia de 2004 a 2007. A segunda maior cidade da Colômbia é vista como um laboratório de práticas exitosas no enfrentamento à violência e a criminalidade.
Com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, a iniciativa integra o Fórum Industrial Ideias em Debate, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que visa promover a reflexão acerca de vários assuntos de impacto para a indústria cearense.
Estiveram presentes ainda o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), José Sampaio Filho; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Ronaldo Viana; e a coordenadora do Ceará Pacífico nos territórios de Fortaleza, Carla da Escóssia. Em uma das primeiras apresentações, a vice-governadora, Izolda Cela, ressaltou a importância do intercâmbio de experiências no âmbito da segurança pública.
“O que ocorre aqui hoje, essa inspiração e referência de boas práticas, é muito importante para a aprendizagem organizacional e também no âmbito das políticas públicas. Essa aproximação traz a possibilidade de conhecermos mais a fundo as questões essenciais do que foi implantado em Medellín e ter o olhar do Gavíria, que teve grande importância durante o seu período como gestor, sobre o que estamos fazendo e propondo acerca dos nossos desafios”, salientou.
A vice-governadora também ressaltou o envolvimento de instituições, como a Fiec, que promove a iniciativa denominada Rotas Estratégicas Setoriais, tendo como objetivo sinalizar caminhos de construção do futuro, com horizonte temporal de 2025, para cada um dos setores e áreas identificadas como mais promissores para a indústria do Estado. “Esse compromisso da Fiec de trabalhar nessa frente, mobilizando e articulando os seus setores e essa parceria com o Governo do Ceará mostra um exemplo de algo que aconteceu de maneira forte em Medellín, que é a participação de parceiros diferentes em função de um mesmo objetivo. A Fiec tem assento nas reuniões promovidas pelo Pacto por um Ceará Pacífico e vem a agregar ao que já é compromisso do Governo”, disse Izolda.
Em sua participação, o secretário da SSPDS, André Costa, apresentou os investimentos em Inteligência, além dos resultados positivos já alcançados, e abordou a importância de trazer as universidades para o estudo sobre a violência e criminalidade. Em 2017, o gestor já havia participado do Medellín Lab – Cidades Inclusivas, Seguras e Resistentes, na Colômbia, com o objetivo de conhecer os investimentos feitos pelo governo colombiano, em segurança pública e em outras áreas, como esporte, lazer e urbanismo.
Repórter Ceará