O Açude do Cedro, localizado em Quixadá, no Sertão Central cearense, foi a primeira grande obra hídrica realizada pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi concedida por D. Pedro II em razão da seca que assolava a região entre 1877 e 1879.
Atualmente, o açude é o 7º maior reservatório de água do Ceará. O primeiro é o Castanhão. Além disso, o Cedro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por sua importância histórica e beleza natural.
Desde sua construção, o reservatório só chegou a sangrar seis vezes: Em 1924, 1925, 1974, 1975, 1986 e 1989.
A arquitetura do açude tem base em alguns monumentos romanos no comando de Julio César. Vale ressaltar que a grade de ferro que compõe a varanda sobre a barragem Principal foi totalmente importado da Inglaterra e a cerâmica desta foi importada de Portugal.
Repórter Ceará – Foto: Idelanda Felix