Home Homenagem 189 anos de Conselheiro: Por que Canudos?

189 anos de Conselheiro: Por que Canudos?

O nome Canudos, escolhido para nomear a Fundação e a rádio FM do grupo Sistema Maior de Comunicação, é uma homenagem a Antonio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro, quixeramobinense que, com sua fé e idealismo, peregrinou pelos sertões do Nordeste para, no interior do Estado da Bahia, instalar uma comunidade chamada Canudos, cujos objetivos buscavam uma convivência fraterna e harmônica, baseada na religiosidade e na justiça social.

Em sua época, no final do século dezenove, foi incompreendido pelas novas autoridades republicanas que governavam o País. Conselheiro e seus seguidores resistiram brava e heroicamente a quatro expedições militares. Não se entregaram, mas tombaram um a um, lutando, municiados mais com a fé e a coragem do que com as suas armas, que eram insignificantes diante do poderio bélico da Polícia da Bahia e do Exército Brasileiro.

Conselheiro e sua saga tem reconhecimento mundial. É tema de estudos mundo afora e virou filme de grande repercussão. Uma das maiores obras da literatura brasileira, “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, conta a história da Guerra de Canudos. O escritor Vargas Lhossa, recentemente candidato a Presidente do Peru, escreveu “A Guerra do Fim do Mundo”, livro de repercussão internacional narrando a epopeia de Antonio Conselheiro em Canudos. Hoje, tanto as autoridades brasileiras quanto os historiadores e outros estudiosos, daqui e de outros países, reconhecem o profundo erro histórico cometido contra Conselheiro, sua gente e Canudos. Uma guerra fratricida.

Antonio Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro, neste 13 de março completa 189 anos de nascimento, um filho de Quixeramobim!

Repórter Ceará com Quixeramobim Agora

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile