Home Comentários 100 dias de governo Bolsonaro

100 dias de governo Bolsonaro

Foto Oficial do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Já se passaram quase 100 dias desde que Jair Bolsonaro subiu a rampa do Planalto, recebeu a faixa presidencial e assumiu o mais alto posto da República. Ainda no início do mandato, o presidente elencou 35 metas que deveriam ser alcançadas nesses 100 primeiros dias, mas destas, apenas 13 foram cumpridas até o momento.

Dessas, merece destaque a recomposição do efetivo da Operação Lava Jato; a extinção de 21 mil cargos comissionados; o combate a fraudes em benefícios do INSS; as privatizações no setor de transportes; o envio ao Congresso do pacote anticrime e da proposta de reforma da previdência; o lançamento de plano de combate ao lixo no mar e a criação de regras para ocupação de cargos de confiança.

Mas boa parte dessas metas ainda está em processo de implementação, como é o caso da criação do 13° do Bolsa Família, o aumento da cobertura vacinal, a regulamentação do ensino domiciliar e a criação de um programa nacional de alfabetização. Por outro lado, ainda falta cumprir as metas de reestruturação dos Correios; de redução de tarifas do Mercosul e de independência do Banco Central.

Nesses 100 dias, o governo Bolsonaro cometeu erros e acertos, e enfrentou sucessivas crises, boa parte delas criadas pelo próprio governo e fruto de intrigas palacianas e disputas pelo poder. E pelo que vimos nesse período, o sucesso de Bolsonaro dependerá, sobretudo, da sua capacidade de unir seus aliados, limitar a participação dos filhos no governo e manter diálogo constante com o Congresso.

Porque, do contrário, o governo tenderá a fracassar em pouquíssimo tempo.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here