O município de Madalena, na Região Central do Ceará, foi a cidade que menos recebeu chuva em 2019, considerando o período de janeiro, ainda na pré-estação, a 16 de abril deste ano. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão destaca que os dados são preliminares.
Segundo a Funceme, choveu em Madalena, 290,5 milímetros quando o normal é 608,9 milímetros. Um desvio negativo de 52,3%. Logo em seguida, aparece Acopiara, no Centro-Sul. Lá, houve precipitações de 306,7 milímetros quando o esperado é 759,7 milímetros. Volume 59,6 % abaixo da média.
Outras três cidades entram na estatística negativa de precipitações. Tauá (Sertão dos Inhamuns), Itatira (Sertão Central) e Saboeiro (Região Central).
Previsão de chuva
O Ceará segue com previsão de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba para esta quarta-feira (17). No Sertão Central e Inhamuns, devem ocorrer chuvas isoladas. E, nas demais regiões, há possibilidade de chuva. A análise foi realizada na manhã desta quarta-feira pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme análise de imagem de satélite, há nuvens sobre o Ceará. Elas estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra no norte do Nordeste. A atuação deste sistema vem colaborando para uma maior ocorrência de precipitações nas macrorregiões localizadas ao norte do estado.
Ao longo de quarta, a expectativa é que o estado como um todo tenha cobertura variada de nuvens e, nas áreas indicadas com eventos de chuva, as precipitações deverão chegar em mais de 50% do território. No Sertão Central e Inhamuns, as chuvas deverão chegar de 20% a 50% (chuvas isoladas). Nas demais, entre 5% e 20% da área sob previsão. Tais precipitações não se comportarão de forma contínua.
Já para esta quinta-feira, 18, nebulosidade variável com eventos de chuvas no centro-norte. No Sul, há possibilidade de chuva.
Repórter Ceará com informações do G1-CE