Home Comentários Os desmandos da prefeitura de Choró

Os desmandos da prefeitura de Choró

Talvez um dos maiores problemas gerados pela Constituição de 88 foi a permissão para a criação de inúmeros municípios que sequer têm capacidade financeira de se sustentar. Para se ter uma ideia, um terço dos municípios brasileiros não consegue gerar receita nem mesmo para pagar o salário do prefeito, e por isso depende dos recursos da União.

E um agravante político desse problema financeiro é que nesses lugares a prefeitura se transforma na principal fonte de emprego e renda da população, o que dá ao prefeito poderes quase absolutos de comandar a vida dos cidadãos sem sequer ser questionado ou criticado por aqueles que dependem da máquina pública para sobreviver, e que temem retaliações por parte da prefeitura.

É esse o caso do município de Choró, que tem apenas 13 mil habitantes, apresenta um dos mais baixos índices de Desenvolvimento Humano do Ceará, conta com apenas 6% das vias públicas pavimentadas e mais de 90% das receitas que entram nos cofres da prefeitura são provenientes da União.

Por lá, o prefeito nomeou a esposa, o irmão e o sobrinho para o comando de três secretarias municipais, em um claro ato de nepotismo que sequer foi questionado pelas autoridades estaduais. E mais: ao invés de investir recursos para fazer a cidade avançar, o prefeito parece estar engajado em transformar o município em um verdadeiro polo festeiro.

É que somente em março, a prefeitura lançou uma licitação no valor global de mais de R$ 350 mil, tudo isso para comprar comida para os eventos que serão realizados no município. Isso sem contar os altos valores gastos com Carnaval e a festa de aniversário do município, que aconteceram nos últimos dois meses.

Enquanto o povo vive com as poucas migalhas que recebe da prefeitura, e o município permanece completamente estagnado e dependente dos recursos da União, o prefeito parece ter abdicado do seu cargo público para atuar como promotor oficial de eventos da prefeitura.

Em tempo: Aguardemos o posicionamento do Ministério Público Estadual!

Detalhe – O vídeo do 1 Minuto com Sérgio Machado não foi produzido em razão de reestruturação no estúdio de gravação da SerTão TV.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile