Na semana passada, o vereador François Saldanha usou a tribuna da Câmara Municipal de Quixeramobim para criticar o que ele chamou de antecipação do debate eleitoral por parte da imprensa local, que estaria fazendo a apresentação de pré-candidatos à prefeitura um ano antes das eleições municipais.
É verdade que desde o início desse ano nós temos discutido as movimentações políticas em torno do pleito de 2020, tentando construir um cenário que permita à população entender as forças que agem no sentido de formatar a conjuntura política do próximo ano. E temos feito isso, porque entendemos que é do interesse da sociedade saber o que está acontecendo.
Mas nada do que temos divulgado tem sido inventado ou forjado por nós para dar uma aparência de realidade àquilo que não é verdadeiro. O que temos hoje – e qualquer pessoa minimamente atenta pode constatar – é uma intensa movimentação de diferentes grupos políticos e setores da sociedade que estão se reunindo e tendo diálogos na intenção de construir acordos para 2020.
E isso não tem acontecido só aqui. Nós temos informações de que em Fortaleza e em vários outros municípios cearenses, essas discussões em torno das candidaturas do próximo ano estão sendo feitas às claras para quem quiser ver. E a tendência é que daqui para frente essa movimentação se torne ainda mais intensa.
Por isso, não faz sentido calar diante de uma realidade que está gritando aos nossos ouvidos. A população precisa saber de antemão todo o processo de formação de alianças e de construção de candidaturas para o próximo ano, porque sem essas informações sobre os fatores será muito difícil de entender o produto político que teremos em 2020.
1 Minuto com Sérgio Machado