Com intuito de acompanhar e avaliar ações do Projeto Paulo Freire (PPF), o Governo do Ceará recebeu, entre os dias 04 e 08/11, a missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas.
Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará, a iniciativa conta com investimento do FIDA desde o Acordo firmado entre os dois organismos em 2013.
O intuito é reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios de diferentes territórios cearenses: Cariri; Sertão dos Inhamuns; Sertão dos Crateús; Sertão de Sobral; e Vales do Curu-Aracatiaçu.
Com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais, o PPF promove o desenvolvimento do capital social e humano em áreas com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, além de impulsionar a produção sustentável e o aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas.
De acordo com o Oficial de Programas do FIDA, Hardi Vieira, “a missão visa avaliar os impactos do Projeto iniciado em 2013, com ênfase nas atividades de resultado nas 600 comunidades assistidas, a partir de indicadores como renda, nutrição e outros”, avaliou.
Sobre o Projeto Paulo Freire
O Projeto Paulo Freire (PPF) é uma execução da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio do Acordo de Empréstimo nº I-882-BR/E-17-BR, do Governo do Estado do Ceará celebrado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O Projeto objetiva reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares em condições de extrema pobreza e pobreza de 31 municípios cearenses, em comunidades rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O PPF promove o desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas. No foco prioritário do Projeto estão os jovens, as mulheres e os povos tradicionais.
A área de atuação compreende uma extensão de aproximadamente 23.530 Km² e abrange 31 municípios de diferentes territórios – Cariri; Sertão dos Inhamuns; Sertão dos Crateús; Sertão de Sobral; e Litoral Oeste/Vales do Curu-Aracatiaçu.
Repórter Ceará com ONU-BR (Foto: FIDA/Irshad Khan)