Nesta quarta-feira, 11, duas operações simultâneas estão sendo realizadas contra membros de facções criminosas com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, foram expedidos 85 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão que estão sendo cumprido em oito municípios cearenses, dentre eles, dois do Sertão Central: Quixeramobim e Boa Viagem. A informação é do Portal G1.
As operações Banguê e Saratoga/Pacajus investigam casos de tráfico de drogas e crimes relacionados. Dos 85 mandados, 44 são de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão, sendo que, parte deles são direcionados a internos dos sistemas penitenciários estadual e federal.
Confira a divisão de mandados de acordo com a cidade:
Fortaleza: 05 mandados de prisão preventiva e 05 mandados de busca e apreensão;
Pacajus: 10 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão;
Boa Viagem: 02 mandados de prisão preventiva e 02 mandados de busca e apreensão;
Quixeramobim: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;
Ipu: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;
Barreira: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;
Limoeiro do Norte: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;
Pacatuba: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão.
A Polícia descobriu que líderes dos grupos investigados contavam com auxílio de parceiros criminosos que atuavam como gerentes das “bocas” de tráfico, como “correrias” (soldados do tráfico) e “laranjas” (forneciam suas contas bancárias para movimentação do dinheiro ilícito).
Conforme apurado na investigação, havia executores de outras ações, como homicídios, ameaças e assaltos, que garantiam a “tranquilidade” e o angariamento de fundos para os negócios ilícitos, informou o Ministério Público do Ceará (MPCE).