Fortaleza registrou uma chuva intensa na manhã desta quarta-feira, 05. Por causa das precipitações vários pontos de alagamentos foram formados em algumas das principais vias de Fortaleza, em poucos minutos.
Na Avenida Abolição, no Bairro Meireles, a água invadiu a via e os motoristas conseguiram dirigir apenas por uma faixa. O trânsito ficou lento. No cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Doutor José Lourenço, no Bairro Aldeota, o alagamento dificultou a travessia de veículos, com a grande quantidade de água acumulada. Os motoristas trafegavam devagar para evitar acidentes.
Outros pontos de alagamentos foram registrados como na Avenida Central Leste, no Bairro Cidade 2000, e nos cruzamentos da Avenida Duque de Caxias com Rua General Sampaio e das ruas Barão do Rio Branco com Pedro Pereira, no Centro da capital.
Na Rua Miguel Calmon, no Bairro Vicente Pinzón, a via ficou inundada, impossibilitando os moradores saírem de suas residências. Ruas no Bairro Barroso também ficaram alagadas. A água subiu rapidamente e invadiu algumas casas. A Avenida Gomes Brasil no Bairro Parangaba também ficou alagada.
No terminal Antônio Bezerra o bueiro estourou e invadiu uma das plataformas onde os passageiros esperam os ônibus. Na rua Geraldo Barbosa, no bairro Siqueira, moradores colocaram sofás para indicar o alagamento da rua e impedir que motoristas fiquem pelo caminho.
Acumulado de chuva
Em Fortaleza, o maior acumulado registrado entre as 7h da terça-feira, 04, e a manhã desta quarta, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ocorreu no Posto Pluviométrico do bairro Castelão, com 46 milímetros.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para Fortaleza nesta quarta-feira é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva. A mínima na capital é de 25ºC e máxima 31ºC.
Chuvas no interior
Choveu em pelo menos 163 das 184 cidades do Ceará segundo a Funceme. Os maiores transtornos foram registrados em Juazeiro do Norte, no Cariri, onde o único acesso ao município de Crato ficou bloqueado e ruas ficaram alagadas.
Em Juazeiro do Norte, onde choveu 88 milímetros, um carro foi arrastado pela água em uma rua do bairro São José. A água também invadiu algumas casas na região.
Na Avenida Padre Cícero, também em Juazeiro do Norte, um ônibus ficou preso em frente à sede do Departamento de Trânsito (Detran) da cidade. A avenida é o único acesso entre Juazeiro do Norte a Crato, já que o Anel Viário, em obras, está interditado.
A chuva também prejudicou o acesso de ciclistas na ciclovia da Rua Leon Sampaio. No Bairro Lagoa Seca, motoristas tentaram um caminho alternativo para chegar até a cidade vizinha Barbalha. Lá, um carro caiu dentro de um grande buraco na Rua Padre Manoel Germano.
O maior acumulado de chuva, contudo, foi no Cedro, na Região Centro-Sul, registrou no período 119 milímetros de precipitações, segundo boletim divulgado às 8h. Os dados serão atualizados no decorrer do dia.
Repórter Ceará com informações do G1-CE (Foto: Marina Alves)
