Nesta quarta-feira, 13, é celebrado o Dia Mundial do Rádio. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 2011, a fim de homenagear este importante veículo de comunicação e relembrar a primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas (United Nations Radio), em 1946. A transmissão foi em simultâneo para um grupo de seis países.
O principal objetivo do dia é conscientizar sobre a importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
Com o advento da internet e da televisão, a expectativa era que o rádio perdesse espaço e ficasse obsoleto. Contudo, o que se observa é que o veículo se adaptou às tecnologias atuais, aumentando a difusão de seus conteúdos, sendo uma ferramenta de apoio ao debate, na promoção cultural ou em casos de emergência social, sendo considerado um meio de comunicação fundamental.
Aqui, ressaltamos a garra de todos do Sistema Maior de Comunicação que integram as rádios Canudos FM 106,7 e Campo Maior AM 840 e todos que fazem o rádio, principalmente, no Interior do Ceará, mostrando que são profissionais completos, que vão desde a locução até a produção, mostrando a força das emissoras cearenses.
É bom lembrar que, em 2050, o rádio tenha audiência maior que a da televisão, conforme pesquisa feita pela Consultoria Delloite
Esta é uma singela homenagem do Repórter Ceará para todos os grupos radiofônicos do Estado, do País e do mundo. A vocês, a nossa eterna gratidão por serem as vozes de muitos em um momento onde a informação e a prestação de serviços se tornaram tão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade democrática.
