A população do município de Barbalha assistiu ontem, 23, ao desfile da Acadêmicos de Santa Cruz, que homenageou a cidade da região do Cariri. A escola, com samba-enredo “Santa Cruz de Barbalha – Um Conto Popular no Cariri”, foi a quarta a desfilar no segundo dia pela Série A. A informação é do Diário do Nordeste.
Dois telões foram colocados na cidade: Um na Rua Padre Correia, no Bairro do Rosário, e outro no Calçadão, vizinho à Praça Figueira Sampaio, no Centro da cidade.
Além de Barbalha, o município de Juazeiro do Norte também teve uma estrutura instalada na Praça Padre Cícero para mostrar a homenagem feita à cidade vizinha.
No momento em que a escola de samba entrou a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, uma forte chuva começou em Barbalha, o que não impediu que os populares deixassem de cantar e dançar ao som da Santa Cruz. A avenida também recebeu muita água do céu, mas não atrapalhou a apresentação, que durou 45 minutos.
A homenagem incluiu 22 alas, três alegorias e mais um elemento alegórico. O enredo falou sobre o folclore, a história, a religião, o cotidiano e as riquezas naturais do município, além de destacar elementos marcantes, como a cana-de-açúcar, importante para economia da cidade nos últimos três séculos; o soldadinho do Araripe, ave endêmica do Chapada do Araripe; a fé em Santo Antônio; o tradicional carregamento do pau da bandeira; a Igreja Matriz, entre outros.
Repórter Ceará (Foto: Antônio Rodrigues)




