Home Política Aprovada concessão de nova garantia na substituição de produtos defeituosos no Ceará

Aprovada concessão de nova garantia na substituição de produtos defeituosos no Ceará

Durante sessão plenária extraordinária nesse domingo, 1º, o Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o projeto de lei nº 389/2019, de autoria do deputado Marcos Sobreira.

A proposta dispõe sobre a concessão ao consumidor de um novo termo de garantia quando da substituição de produtos duráveis ou não duráveis por outro da mesma espécie em razão de vício insanável. O novo termo de garantia deverá ser equivalente ao mesmo prazo do anterior, sendo vedada a exoneração contratual do fornecedor.

“Compreendemos que o consumidor passa pelo transtorno de ter que aguardar o prazo para o conserto e o mesmo fica proibido de usar e usufruir o bem que adquiriu, tendo aguardar um processo longo e demorado e em muitos casos burocrático. Quando o produto é efetivamente trocado, seu prazo de garantia é fixado em 90 dias, invalidando possível continuidade de garantia superior já existente. Porém, o produto substituído é novo, e o consumidor tem o direito de ter a garantia total, já que já o defeito insanável poderá apresentar novamente”, justificou Marcos.

Repórter Ceará

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile