A chuva que caiu nas últimas horas sobre o município de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, causou alagamentos em bairros, deixou comunidades ilhadas, derrubou cerca de 20 casas e, na zona rural, causou o rompimento de pelo menos sete pequenos e médios açudes. A informação é do secretário de Governo, Epaminondas Bezerra.
“O primeiro foi a barragem São Pedro. Depois as águas escorreram com velocidade para o Açude Desterro e em cadeia atingiu outros”, destacou Epaminondas. Duas mil pessoas estão ilhadas na comunidade de Santa Rita e uma pessoa está desaparecida, conforme a Defesa Civil. Ela teria sido levada pelas águas no limite entre as cidades de Quiterianópolis e Novo Oriente.
A Defesa Civil do município, em levantamento, apontou “para 20 casas derrubadas, cinco famílias desabrigadas e outras 100 desalocadas”. Não há informações de feridos, e os desalojados estão em escolas municipais e postos de saúde.
A Prefeitura de Quiterianópolis, diante do cenário, decretou Estado de Calamidade Pública. “Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas”, diz o decreto que tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, se comprovada a necessidade.
A técnica da coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec), Ioneide Araújo, informou o envio de uma equipe aos municípios de Quiterianópolis e Novo Oriente. Além disso, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Tauá também foi deslocada para Quiterianópolis.
Repórter Ceará (Foto: Divulgação/WhatsApp)



