Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha bombardeou a cidade de Londres por 57 noites consecutivas, o que deixou um saldo de milhões de casas destruídas, mais de 40 mil pessoas mortas e outras dezenas de milhares feridas. Diante da crise provocada pela ofensiva nazista, muitos representantes da elite inglesa resolveram abandonar a cidade e se refugiar no interior.
Mas na contramão da atitude tomada por muitos membros da nobreza, o rei e a rainha da Inglaterra decidiram ficar no Palácio, que já havia sido bombardeado outras nove vezes, para que, assim, pudessem acompanhar de perto as ações do governo em favor da população atingida.
Decidi começar o minuto de hoje com essa introdução histórica para falar sobre a crise recente que abateu o nosso Estado e sobre como ela foi capaz de demonstrar a firmeza, a inteligência e a prudência que tão bem caracterizam a liderança exercida pelo nosso governador.
Respeitadas as devidas proporções e diferenças entre uma greve policial e um bombardeio efetuado no transcurso de uma guerra mundial, é possível identificar na postura de Camilo alguns paralelos com a atitude adotada pelas lideranças inglesas durante os dias de crise. E essas semelhanças nos permitem elencar, pelo menos, dois atributos que são indispensáveis a um líder.
O primeiro desses atributos é a postura firme, que não cede às pressões impostas pelos adversários. Nesse sentido, Camilo Santana não admitiu as chantagens dos grevistas, mas abriu processo para investigá-los e trabalhou contra a anistia dos amotinados. Alguns foram presos, outros demitidos ou afastados. E essas ações resultaram em uma importante consequência nacional: serviram, por exemplo, para esfriar movimentos semelhantes que estavam prestes a explodir em outros Estados.
O segundo atributo necessário a um líder é a capacidade de promover a união como meio de superar uma crise. Dessa forma, apesar das muitas diferenças que afastam o governador do presidente da República, Camilo adotou uma postura institucional e não hesitou em solicitar ajuda ao governo federal, o que foi um passo importante para conter o agravamento da crise interna.
Graças à liderança firme, prudente e agregadora dos reis ingleses, a Inglaterra venceu a crise e até hoje é uma das nações mais prósperas do mundo. Em paralelo a isso, graças à liderança de Camilo, o Ceará tem conseguido vencer seus problemas de segurança, caminhando a passos largos para deixar para trás os tempos de barbárie e se tornar uma das unidades mais seguras e bem ordenadas da federação.
1 Minuto com Sérgio Machado