Home Sertão Central Caso Danielle: 1 ano do crime cometido por Zé do Valério que...

Caso Danielle: 1 ano do crime cometido por Zé do Valério que chocou o Ceará

Crueldade. Essa é a palavra que resume o assassinato ocorrido há um ano, no município de Pedra Branca, no Sertão Central, que repercutiu e ganhou atenção na imprensa nacional: O caso da jovem Danielle Oliveira, morta por José Pereira da Costa, o Zé do Valério.

Danielle ajudava o pai em um negócio de fabricação de queijos, no Sítio de São Gonçalo, situado à 15 km da sede de Pedra Branca. Seu genitor teve que ir até a cidade e deixou a jovem sozinha. Ao retornar, não mais encontrou a filha e sua motocicleta ainda estava no local. O caso ocorreu no dia 24 de abril.

O corpo da universitária de apenas 20 anos foi encontrado na manhã do dia 25, uma quinta-feira, despido e com marcas de agressão. O autor do crime, identificado após investigação da Polícia, entrou em fuga pelo Ceará, espalhou o medo na população e forçou a criação de uma força tarefa de segurança para capturá-lo, em uma caçada que demorou quase três meses.

Zé do Valério havia trabalhado no sítio da família, onde a universitária estava antes de sumir, prestando serviços como vaqueiro e amansador de animais. Enquanto estava perto da família, não apresentava padrões comportamentais de um psicopata, imagem que foi revertida quando entrou em fuga, já que se mostrou um criminoso de alta periculosidade e calculista, atento aos passos da Polícia e se esgueirando das operações das forças de segurança.

Durante o período, a população apontava ter avistado o criminoso em diferentes comunidades e municípios. Esse foi o estopim para que outros homens, com características semelhantes a de Valério, quase chegassem a ser linchados por populares.

O fim da caçada ocorreu no Piauí, no dia 12 de julho, em Jatobá Medonho, sendo, o principal responsável pela prisão de Valério, o senhor José Elias, que conseguiu deter o criminoso e acionar a Polícia, recebendo o valor estimado em R$ 10 mil da família de Danielle, como recompensa. Após sua prisão, foi decretado que Valério será levado a júri popular, o que não ainda não ocorreu, não podendo, o réu, recorrer em liberdade.

Mesmo após um ano, a dor de perder Danielle para um crime brutal ainda deixa os familiares e amigos tristes. Agora, cabe esperar da Justiça os próximos passos que decidirão o futuro de José do Valério diante dos crimes cometidos.

Repórter Ceará

1 comentário.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here