Cinco pessoas foram infectadas com Covid-19 após a família decidir abrir o caixão durante o velório. O caso ocorreu na cidade de Cairu, na Bahia. A morte foi registrada no último dia 07 de abril e, como a pessoa estava com suspeita da doença, o caixão saiu lacrado da Santa Casa de Valença. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Durante o velório, a família resolveu abrir o caixão, indo contra as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde de Cairu. O resultado da vítima saiu nessa segunda-feira, 11, e o diagnóstico foi positivo para Covid-19.
A Prefeitura, após confirmada a presença da doença na pessoa falecida, procurou os 12 participantes do velório, que, inicialmente, não aceitaram o diagnóstico. Contudo, foram convencidos a realizar o exame, com resultado positivo para cinco deles.
A gestão, em nota enviado à Folha de S.Paulo, informou que fez todas as recomendações à família “para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis”. A Prefeitura ainda disse que segue monitorando pessoas próximas à vítima.
“Enfermeiros, técnicos de saúde, psicólogos e assistente social da rede municipal de saúde estão oferecendo todo apoio à família e amigos da vítima. A Secretaria de Saúde lamenta pelo falecimento e deseja conforto aos familiares neste momento difícil”, diz a nota.
Repórter Ceará (Foto: Fábio Motta/Agência O GLOBO)