Qualquer observador político minimamente atento sabe que o município de Quixeramobim tem uma grande importância dentro do contexto político estadual. E essa importância atribuída ao nosso município não foi alcançada de uma hora pra outra, ou através da chegada de uma única grande liderança ao poder.
Na verdade, a história nos mostra que Quixeramobim cresceu e conquistou seu espaço na política estadual pelas mãos de vários líderes, que ainda na segunda metade do século passado atuaram de forma firme, inteligente e engajada à frente do executivo municipal e dentro do parlamento estadual.
Falo de homens como Leorne Belém e Alfredo Almeida Machado, que no começo dos anos 1970 deram início ao importante processo de inserção do nosso município no já disputado panorama da política estadual. Ambos foram deputados estaduais na mesma legislatura, e nas eleições seguintes, Leorne Belem conquistou um assento na Câmara Federal, enquanto Alfredo Machado iniciou seu segundo mandato no Plenário 13 de Maio.
Além disso, esses dois homens trabalharam de forma conjunta e decisiva para atrair investimentos e alavancar o potencial econômico e cultural da nossa cidade. Aliás, desde aquela época que Quixeramobim começou a figurar como um importante ator no cenário regional, o que veio a se consolidar com a construção do Hospital Regional Dr. Pontes Neto.
Depois vieram outros nomes que traçaram uma trajetória semelhante, liderando o executivo municipal e, na sequência, conquistando um espaço de destaque no parlamento estadual. E é preciso dizer que, cada um desses outros líderes, prestou importantes contribuições para a obra anteriormente iniciada por grandes homens como Leorne Belém e Alfredo Machado.
Diante disso, é equivocada a ideia de que por obra e graça de uma única mão Quixeramobim se ergueu e alcançou seu espaço no cenário político estadual. Aliás, mesmo sendo infundada, essa ideia continua sendo bastante utilizada como uma arma política em tempos eleitorais por aqueles que tentam convencer os eleitores de uma realidade que nunca existiu.
E pra completar, como eu disse anteriormente, os fatos revelam que o processo de ascensão do nosso município não é repentino e muito menos recente, mas, pelo contrário, se trata de um processo gradual e de longo prazo, tendo se iniciado há pouco mais de quarenta anos, quando começamos a sair ostracismo e adotamos um papel de destaque dentro do cenário político regional e estadual.
1 Minuto com Sérgio Machado (Foto: Reprodução/Facebook)