A maior parte do território cearense não apresenta seca relativa, conforme dados do Monitor de Secas divulgados no último dia 20 de julho. Apesar disso, a região Centro do Estado ainda registra seca fraca, não alterando o cenário com as precipitações do mês de junho.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará teve acumulados que variaram entre 2 milímetros e 120 mm no mês de junho, sendo os maiores valores observados na região litorânea e nordeste do Estado. Os impactos da seca se mantêm apenas de longo prazo.
Atualmente, o Ceará possui, de acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), cinco açudes sangrando, 50 açudes com volume superior a 90% e 50 reservatórios com menos de 30% de capacidade.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação/Cogerh)



