Home Claudenice Ramalho Indiscutivelmente Campeão do Nordeste

Indiscutivelmente Campeão do Nordeste

Respondendo a pergunta da última coluna “Finais da Copa do Nordeste 2020 serão uma reedição de 2015 ou uma revanche Tricolor?”, não foi uma reedição de 2015, foi ainda melhor para a equipe cearense.

No segundo jogo da final do certame, o Alvinegro de Porangabussu repetiu o bom desempenho do primeiro, e novamente saiu com a vitória (que nem precisava) e com a taça na mão. Com gol de Cleber, que brilhou novamente, o Vovô coroou a grande campanha que o sagrou campeão invicto (de novo) com um placar agregado de 4 a 1.

É inevitável não comparar o título 2020 com o de 5 anos atrás, principalmente porque existem algumas coincidências. Além da citada no parágrafo anterior, assim como este ano, em 2015, o Ceará terminou a copa com 7 vitórias e 5 empates e o artilheiro da equipe em ambas as edições, Magno Alves e Vina, respectivamente, marcaram 5 gols cada.

Mas o rendimento do time foi ainda melhor neste ano. Foram 21 gols marcados, contra 16 no último título regional, o que mostra o avanço mais importante da equipe e o que era, até bem pouco tempo atrás, a principal pedra no sapato do Vovô, fazer gols.

São muitos, mas se for para elencar os principais motivos da campanha de sucesso do Ceará, aí vão alguns:

Contratações – Ficou visível a importância da contratação de nomes conhecidos no cenário nacional e regional, como Fernando Prass, Rafael Sobis, Vina, e também a contratação de jovens promissores como o atacante Cleber, Jacaré, vindos de times pequenos do Estado, além da oportunidade dada a crias da casa como Rick.

Treinador – Sem deixar de lado o início de trabalho de Argel Fuck e Enderson Moreira, que participaram principalmente da parte de contratações, o grande responsável pelo título é, sem dúvidas, o técnico Guto Ferreira, o Gordiola. Após sua chegada, aos poucos o profissional conseguiu encaixar as peças em seus devidos lugares e construir um padrão de jogo ofensivo e muito forte defensivamente. E fez jogadores, até então, muito criticados pela torcida, se tornarem peça fundamental no esquema tático do Alvinegro, como é o caso de Fernando Sobral.

Nada de favoritismo

Vale lembrar que, os favoritos ao título, até então, eram Bahia e Fortaleza. Ambos foram derrotados com méritos pelo Ceará e se o futebol funcionasse através de merecimento, ainda assim o campeão 2020 seria o mesmo.

O futuro

A equipe já conseguiu em 2020, mesmo em meio a uma paralisação de 4 meses, conquistar muito mais que em 2019. Mas é importante que mantenha o ritmo, até porque ainda tem a final do Campeonato Cearense contra o Fortaleza e o Brasileirão que já começa no final de semana, e o desempenho do Alvinegro precisa ser melhor que em anos anteriores. Porém, se continuar a manter o foco, pode roubar a cena do campeonato e brigar por colocações na parte de cima da tabela.

Parabéns Ceará pelo bicampeonato da Copa do Nordeste.

Foto: Walmir Cirne/AE

Claudenice Ramalho
Secretária Executiva da Fundação Canudos e administradora pública

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here