Os bombeiros que compõem a 6ª seção do 3º grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará atenderam, nessa terça-feira, 1º, ocorrências de incêndio no município de Canindé, no Sertão Central. A informação foi divulgada através das mídias sociais da corporação.
Conforme o grupamento, o registro mais grave foi em uma área de vegetação nas proximidades de residências da comunidade de Renguegue, na noite de ontem. Na ocasião, as chamas provocaram a formação de uma extensa nuvem de fumaça e chegaram a se aproximar das casas, contudo, ninguém ficou ferido.
“Ainda foram registrados incêndios na Macaoca e na localidade do Camarão”, informaram os bombeiros.
Baixa umidade do ar
O Ceará vem registrando baixos níveis de umidade relativa do ar, o que caracteriza, para o segundo semestre de cada ano, a ocorrência de queimadas em vegetações. O maior número de focos de incêndio ocorre, geralmente, entre os meses de setembro e dezembro. Além da baixa umidade, outros fatores contribuem para os registros, como baixos índices pluviométricos, altas temperaturas, maior velocidade dos ventos, vegetação mais seca e ações humanas, geralmente, visando a limpeza do solo, por parte dos agricultores, para o período chuvoso do ano seguinte.
Repórter Ceará (Vídeo: Reprodução/WhatsApp)



