O Ministério Público Eleitoral, através da 2ª promotoria de Justiça de Quixeramobim, no Sertão Central, entrou com uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura em desfavor do candidato a vice-prefeito Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior (PSD). O ex-prefeito integra a chapa de Cirilo Pimenta, candidato do PDT à Prefeitura do município.
Na ação, o promotor de Justiça, Vicente Anastácio Martins Bezerra de Sousa, destacou que, durante o exercício de mandato de prefeito, Edmilson teve as “contas – relativas a verbas de convênio advindas do Ministério do Turismo (R$ 334.244,10) – julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, em decisão definitiva”.
Em resumo, de acordo com o documento, o MPE requer a impugnação de Edmilson por “rejeição de contas, irregularidade insanável, por ato doloso de improbidade administrativa, decisão definitiva exarada por órgão competente, ausência de suspensão da decisão de rejeição de contas pelo Poder Judiciário”.
O Ministério Público, ao final do documento, solicitou a notificação de Edmilson, bem como da coligação “A esperança voltou”, formada pelos partidos DC, PSB, PSL, PSD e PDT.
Em contato com o candidato, o Repórter Ceará obteve a seguinte resposta:
“Meu nome aparece na lista do TCU. É uma conta do Ministério do Turismo (acesse o ofício AQUI) que ainda estou me defendendo, ou seja, não transitou e julgou. Os juristas dizem que é simples. Esta conta já tinha sido aprovada, sete anos depois abriram uma tomada de conta especial em todo Brasil e ela entrou. Ainda acho um milagre, foram mais de cem convênios que toquei e só um em discussão. Foi um FESTLEITE, tenho filmagem e fotos do evento.”
Para conferir a decisão do TCU de contas julgadas irregulares, clique AQUI.
Para conferir a ação do MPE, clique AQUI.
Repórter Ceará (Foto: Reprodução/SerTão TV)