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Horário eleitoral testará capacidade de candidatos se adaptarem a mudanças impostas na campanha de 2020

Campanha Eleitoral 2016 10.10.16: diminuição do tempo da Propaganda Eleitoral na TV em 2016. O texto, que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), determina que o tempo de propaganda para deputado federal terá um acréscimo de dez minutos, em cada um dos dois períodos previstos para as inserções, tanto no rádio quanto na TV. O mesmo acréscimo deverá ser garantido para a propaganda de candidato a deputado estadual ou distrital. O projeto, que altera a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) também veda a utilização de gravações externas, montagens ou trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais. Fica proibida ainda a veiculação de mensagens que possam degradar ou ridicularizar candidato, partido ou coligação. Foto: Caroline Pacheco/Famecos/PUCRS

O horário eleitoral no rádio e na televisão está prestes a começar. A partir do dia 09, os eleitores já poderão ver e ouvir seus candidatos e propostas, tanto para o Executivo como para o Legislativo municipal, o que deve ampliar o debate sobre o destino de cada voto.

1 mês e seis dias é um período rápido. Nesse tempo, os candidatos terão a oportunidade de utilizar emissoras para se apresentar ao público, pedir voto e convidar ouvintes e telespectadores para visitar as redes sociais, tão importantes nesta pandemia.

Diferente dos anos anteriores, 2020 se mostra desafiador para conquistar a simpatia do eleitor. Isso, porque, as atividades com essa finalidade, como comícios, não podem ocorrer. Portanto, além de apresentar tudo que foi citado anteriormente, cada um dos partidos deverá ser sábio ao utilizar o tempo disponível, condensando palavras e qualidades em poucos minutos ou segundos. Será uma espécie de teste para identificar quem tem mais habilidade em se comunicar, o que não engloba somente o ato de falar bem, mas de ser entendido e ter a mensagem captada por quem está do outro lado.

Em uma análise mais crítica, quem já possui o nome na praça, tira vantagem em ser mais conhecido, o que não está ligado ao processo de angariar mais votos, afinal, a definição de cada eleitor leva em conta, também, o histórico do candidato.

Com isso, se completam todas as opções disponíveis para mostrar à sociedade quem o candidato é, e o que ele pretende fazer, se eleito. Mesmo sendo diferente de pleitos anteriores, as Eleições 2020 mostrarão a força de determinados grupos, nomes e moldarão a renovação de como fazer política e campanha eleitoral para os próximos sufrágios. Afinal, tempo de TV e rádio era considerado importante antes da pandemia. Agora, tende a ser valorizado, ainda mais, como uma das ferramentas essenciais para alcançar o eleitor distante e conquistar seu voto.

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Foto: Caroline Pacheco

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