Em áudios gravados durante uma reunião interna com a participação do atual prefeito e candidato à reeleição à Prefeitura de Banabuiú, no Sertão Central, Edinho Nobre (PDT), foi revelado um esquema seletivo para distribuição de canoas para pescadores. A conversa ocorre entre o gestor e mais duas pessoas, identificadas como Hortência Queiroz e o secretário da Pesca e Aquicultura, Glauco Fausto Brito.
No início da gravação, Edinho fala: “O negócio das canoas, como é que tá? [..] eu tô falando das canoas que chegaram”. Em resposta, Hortência diz: “Nós estamos preparando os contratos, mas o senhor tem que dar os dizeres.”
Logo após, Edinho enfatiza para os dois: “Olha, deixa eu dizer aqui para vocês, conversa pouco sobre as canoas, porque eu só vou entregar elas pra quem for do nosso lado. Quem não for, não adianta que não recebe.”
Ao ser indagado por Edinho sobre a quantidade de equipamentos, o secretário da Pesca e Aquicultura responde que são 13. Em resposta, o prefeito declara: “Pronto, nós vamos resolver para entregar essa semana […] Porque nós estamos atrás de voto.”
No decorrer do áudio, o gestor orienta a Glauco e Hortência para que induzam os pescadores, mostrando para eles que “o programa” é da administração atual e, para prosseguir, o pedetista precisa “ganhar a eleição”. A frase é finalizada por Edinho da seguinte forma: “Ou só vamos ficar servindo o povo, sendo besta?”
A data dos áudios não pode ser dita com exatidão. Contudo, aparentemente, a gravação pode ter sido feita na segunda-feira e a entrega das canoas aconteceria em uma sexta-feira.
A assessoria jurídica de Edinho, conforme divulgou o site Sertão Redação, informou que “os áudios já foram judicializados e que responderá o caso nos autos do processo”.
Confira: