Nessa quarta-feira, 11, a equipe do BPRaio de Boa Viagem, no Sertão Central, prendeu dois indivíduos suspeitos de assaltarem uma loja de celulares no município.
Ao serem localizados durante uma abordagem, por votas das 11h40min, os dois homens, identificados como Kelson Rodrigues e Fábio Andrade estavam realizando uma possível compra de votos para um candidato a vereador da cidade.
Sob a posse deles foram encontrados “panfletos-santinhos” do atual vice-prefeito e candidato a vereador Ademir Carneiro (MDB) e ainda uma lista de nomes e a quantia de R$ 1.000,00. Ao serem indagados pelos policiais, a dupla revelou que estava realizando compra de votos, e que na ocasião entregava dinheiro acompanhado de um panfleto-santinho.
Os agentes de segurança conduziram os dois para a Delegacia Regional de Canindé para que fossem lavrados os procedimentos cabíveis.
A reportagem do Repórter Ceará entrou em contato com o candidato que afirmou desconhecer os homens que praticavam o ato. “Eu nem conheço esses rapazes. Desconheço totalmente. Eu não sei se é armação ou alguma coisa. Não tenho conhecimento”, disse Ademir.
Compra de votos
O ilícito de compra de votos está tipificado no artigo 41-A da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Além da Lei das Eleições, o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) tipifica como crime a compra de votos (artigo 299). Prevê pena de prisão de até quatro anos para aqueles que oferecem ou prometem alguma quantia ou bens em troca de votos, mas também para o eleitor que receber ou solicitar dinheiro ou qualquer outra vantagem, para si ou para outra pessoa (artigo 299).
Repórter Ceará