Home Quixadá Açude Cedro: DNOCS inicia recuperação da instalação elétrica no reservatório

Açude Cedro: DNOCS inicia recuperação da instalação elétrica no reservatório

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), iniciou nesta semana em Quixadá, no Sertão Central, o processo de instalação de nova iluminação na barragem do centenário Açude Cedro, construído ainda durante o Brasil Imperial, com ordem de Dom Pedro II.

A recuperação ocorre após uma Ação Civil Pública com demanda popular e articulada pela imprensa local, ser ajuizada pelo Ministério Público Federal, solicitando ao DNOCS reformas, manutenção e providências de conservação da barragem do açude. Patrimônio reconhecido pelo Iphan, o Cedro foi o primeiro açude público construído no Brasil e é considerado um dos parques históricos, paisagísticos, ambientais e culturais mais importantes do Ceará, com indicação para ser reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Com a troca de lâmpadas dos postes já instalados na barragem, a visita noturna ao complexo turístico poderá ser feita com mais segurança. O DNOCS não divulgou cronograma com as futuras intervenções no local. Fotos mostram um trabalhador, aparentemente, sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), em um andaime sob a barragem do açude.

Repórter Ceará com Sertão Redação

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here