Antes do início da rodada 36, Ceará e Fortaleza precisavam apenas cumprirem seus papeis e sair com a vitória para conseguirem, ou ficarem bem próximos de seus objetivos. Mas, não precisa nem saber os resultados dos jogos, para imaginar o que aconteceu.
Fortaleza
Tudo bem que a missão do Fortaleza não era fácil. Enfrentar o campeão da Libertadores fora de casa. Mas o Palmeiras vinha frustrado por ter ficado em quarto no mundial de Clubes e o a Tricolor eufórico pela vitória convincente contra o Vasco. O balde de água fria foi pior não só pela derrota como pela atuação da equipe.
A próxima partida é diante do Bahia e o Leão precisa mostrar que quer ficar na série A. Uma vitória é suficiente para garantir a permanência, uma missão não tão difícil, pois, acredito que o Tricolor tem mais poder de reação e uma equipe mais encaixada. Mas, repito: Precisa jogar para ganhar.
Ceará
Já o Ceará foi do sonho da pré-libertadores para um time que “cansou”. Após conseguir os 45 pontos que asseguram a permanência, o Vovô, ao que parece, “tirou o pé”. Foram 12 pontos disputado e apenas só 1 ganho. O campeonato não acabou e a entrega em campo precisa ser a mesma do início. Mas é claro, há de se considerar o cansaço de fim de temporada. E lembrar que não está tudo ruim porque perdeu e nem tudo certo quando ganhar.
A próxima partida do Vovô é contra o já rebaixado Coritiba. O momento ideal para o time fazer as pazes com a torcida e carimbar de vez a classificação para a Sulamericana.
Embora as duas torcidas estejam, com razão, apreensivas com Ceará e Fortaleza, ouso dizer que ambos irão conseguir atingir seus respectivos objetivos.
Foto: Divulgação/Fox Sports
Para conferir mais artigos na coluna de Claudenice Ramalho, clique AQUI.