Nesta terça-feira, 30, o grupo Imagens de Teatro lançará um documentário com relatos e fatos dos atores que passaram pelo grupo e integram sua história durante seus 20 anos de existência. Nesse período, diversos profissionais integraram a equipe, entre iluminadores, figurinistas e muitos outros.
O Imagens teve sua origem em janeiro de 2001, com o estudo para montagem do espetáculo “Imagens”, de Benedito Rodrigues Pinto. O diretor Edson Cândido já havia montado um espetáculo do mesmo autor, “Meia-Sola”, no Estado de São Paulo e, a partir dessa segunda experiência, enveredou pela linha de montagem realista de autores ditos “malditos”. Desde aquelas primeiras experiências até hoje, o Imagens de Teatro vem acumulando uma bagagem de quase quinze anos de pesquisa, montagem e apresentação de espetáculos, adaptando-se, nessa trajetória, aos mais diversos espaços, desde palcos tradicionais a galpões, bares e ambientes bem alternativos, disseminando a cultura teatral e formando plateia em todo o país.
Durante as duas décadas, o grupo já foi vencedor do Prêmio Myriam Muniz/FUNARTE (2009), com o projeto “Plínio Marcos – Trilogia: Abajur Lilás, Navalha na Carne e Barrela”, e em 2014, com o projeto “Grupo Imagens 13 anos – Indo onde o povo está”, tendo acumulado, ao longo de sua carreira, 06 prêmios de melhor espetáculo, 09 de melhor direção, 11 de melhor atriz, 05 de melhor atriz coadjuvante, 02 de melhor ator, 04 de melhor ator coadjuvante, 04 placas de homenagem, 01 prêmio de melhor iluminação, 01 de melhor sonoplastia, 02 de melhor cenografia, 02 de melhor maquiagem e um de melhor caracterização.
O documentário será lançado às 19 horas, no YouTube do Theatro José de Alencar. Para acompanhar, basta clicar AQUI. O projeto é apoiado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Serviço
Doc. Imagens: 20 anos de resistência
Data: 30/03
Transmissão: YouTube do Theatro José de Alencar
Horário: 19 horas
Repórter Ceará (Foto: Divulgação)