O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa se reúne, nas próximas horas deste domingo, 02, com o presidente estadual e representante nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o ex-secretário municipal Júnior Aguiar, para discutir o futuro partido a nível local e de Brasil.
Conforme Luiz Cláudio, “há um forte sentimento” da filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na legenda. As tratativas foram reveladas, no final do mês de abril, pelo jornal O Estado de São Paulo. A sigla também abriga o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
Bolsonaro planejava acertar sua filiação a algum partido neste final de semana. No entanto, aliados declararam acreditar que a decisão pode demorar mais um pouco. De acordo com o jornal, o presidente aguarda uma resposta da família de Levy Fidelix para saber se vai se filiar ao PRTB. A negociação tem sido conduzida pelos filhos do fundador da legenda após a morte dele, dia 23. O fator que pode determinar uma futura filiação é a disposição do partido de dar carta-branca a Bolsonaro para alterar o comando de diretórios estaduais e ter peso nas decisões da Executiva Nacional.
“Ele (Fidelix) tinha suas posições, era um conservador, era uma pessoa muito parecida comigo nos seus posicionamentos”, disse Bolsonaro, em live, na noite da última quinta-feira, 29.
Na terça-feira, 27, Bolsonaro recebeu os três filhos de Levy para uma reunião no Palácio da Alvorada: Levy Filho, Karina e Lívia. O momento contou com a presença de Karina Kufa e Admar Gonzaga, advogados eleitorais do presidente, e do ministro do Turismo, Gilson Machado. Levy Filho, secretário-geral do PRTB, é o principal apoiador da filiação de Bolsonaro e se dispôs a dar total autonomia a ele. Mas Karina Fidelix resiste, pois possui o desejo de assumir, junto com o marido, Rodrigo Tavares, presidente do PRTB-SP, o comando da sigla. Os irmãos decidiram que vão debater o assunto e que a resposta final será dada por Aldineia, viúva de Fidelix e atual presidente do PRTB.
Bolsonaro mantém conversas, também, com outras siglas pequenas, como o PMB, que mudou o nome para Brasil 35, e o Democracia Cristã (DC).
Repórter Ceará (Foto: Reprodução/Instagram)
