Nesta segunda-feira, 7, é celebrado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, direito fundamental dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações.
É importante que este dia lembre que os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter os cidadãos informados. Entretanto, ser livre não quer dizer desrespeitar a liberdade dos outros. Por isso, a imprensa tem o direito de liberdade, mas também tem uma obrigação com a ética. Essa conduta serve para evitar que fatos sejam divulgados sem a devida apuração da verdade, pois a repercussão pode fugir do controle. A força de uma afirmação errada é bem maior do que de um direito de resposta.
O contrário da liberdade de imprensa é é a censura, própria dos governos ditatoriais, que limitam o poder de ação da mídia de acordo com seus interesses particulares. Nesse tipo de cenário, em que a imprensa é calada para atender somente aos desejos do governo, o povo perde parte de sua voz.
Em nome do Sistema Maior de Comunicação, parabéns aos profissionais que lutam, dia a dia, para levar a informação, de forma responsável, para o público. Isso também é democracia.
Repórter Ceará (Foto: David Becker/AFP)