Nesta quarta-feira, 07 de julho de 2021, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul, prefeito Maurício Pinheiro, acompanhado do superintendente Vanier Silva, recebeu na sede do CODESSUL, no município de Senador Pompeu, secretários e técnicos ambientais dos municípios de Acopiara, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole que passarão, a partir do dia 20 de julho, a licenciar empreendimentos de impacto local.
A reunião tratou dos procedimentos internos e da legislação que amparou o desenvolvimento de mais uma grande ação do Consórcio.
Para o prefeito Maurício Pinheiro, os agricultores e empreendedores da região irão se beneficiar com a conquista: “O CODESSUL viabilizou em ação conjunta com estes municípios a atuação na desburocratização do licenciamento ambiental e na construção de uma região cada vez mais propícia à instalação de novas fábricas e indústrias”. Tendo novamente acesso ao crédito, ganharão os agricultores familiares, ganhará o comércio local com incremento de receitas das compras de material agrícola e ganhará o setor público, tendo agilidade na liberação de licenciamento de obras.
Após iniciar as obras das Centrais Municipais de Resíduos Sólidos, buscando o fim dos lixões, após ter dado o destino correto do lixo hospitalar dos municípios consorciados, chegou a hora de iniciar as atividades de licenciamento ambiental.
O próximo passo a ser dado pelo o consórcio é unificar o Serviço de Inspeção Municipal para que os produtores rurais dos 8 municípios possam vender seus produtos de origem animal em todo o país, através do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Repórter Ceará




