Home Homenagem Senador Pompeu completa 125 anos de emancipação política nesta sexta, 3

Senador Pompeu completa 125 anos de emancipação política nesta sexta, 3

O município de Senador Pompeu, no Sertão Central, completa, nesta sexta-feira, 3, 125 anos de emancipação política. O nome da cidade homenageia o Senador da República, Tomás Pompeu de Sousa Brasil, como foi feito com diversas vilas do País, que viraram cidades. A antiga Humaitá tem então o nome indígena substituído pelo nome do político.

A cidade abriga um dos mais importantes complexos do Ceará e até do Brasil: o sítio arquitetônico do Campo de Concentração do Patu. Todo o local abriga a triste história da época dos retirantes, no período de estiagem no Estado, em 1932, quando as pessoas saíam do Interior, onde havia fome e escassez hídrica, e se dirigiam para Fortaleza. No caminho, cidades como Quixeramobim e Senador Pompeu tinham campos de concentração para que essas pessoas não conseguissem chegar até a capital cearense.

Atualmente, o Governo do Ceará iniciou o processo de tombamento, a nível estadual, do sítio arquitetônico. O prefeito Maurício Pinheiro, por sua vez, também procura o tombamento a nível federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O município também é a liderança do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul, que tem a frente Maurício Pinheiro. A iniciativa é responsável por unir as cidades que compõem o CODESSUL em propostas/projetos que visem o desenvolvimento dos entes participantes nos mais diversos pilares, como o econômico, social e ambiental.

Repórter Ceará (Foto: Mapio.net)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here