Em entrevista concedida à emissoras de rádio pelo prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT), nesta quarta-feira, 08, durante evento promovido na Praça da Prefeitura, uma declaração chamou atenção.
Sem dar mais detalhes sobre qual empresa foi contratada, margem de erro e quantidade de entrevistados, Cirilo afirmou categoricamente que tem uma pesquisa que aponta “que mais de 75%” dos quixeramobinenses apoiam sua gestão. Se a afirmação de Pimenta se consolidar, ele poderá estar em seleto grupo de gestores brasileiros a obter tal feito, dada algumas circunstâncias.
Cirilo foi eleito para seu quarto mandato como prefeito, em 2020, com 51,74% dos votos válidos (23.712) contra 48,26% dos outros três candidatos (Clébio Pavone – 26,14%, Pedro Coelho – 19,99% e Marcos Rogério -2,13%, que juntos somaram 22.117 votos). A diferença de Cirilo para a oposição foi de apenas 1.595 votos. Se a matemática do gestor estiver certa, baseada em sua pesquisa, teoricamente, metade dos que apostaram na oposição, atualmente, avaliariam como ótima sua gestão.
A marca que Cirilo divulgou chama atenção por alguns motivos: o primeiro seria o fato do gestor ter uma avaliação positiva maior até que de Camilo Santana, que no último levantamento, realizado em outubro pela Paraná Pesquisa, apontou que 72,1% dos cearenses aprovam seu governo. Vale lembrar que Camilo é um dos gestores estaduais mais bem avaliados do País.
Ainda no dado do gestor municipal, ele superaria todos os presidentes da República, com excessão somente de Lula (PT), que em novembro de 2010 chegou a 83% de aprovação.
Ainda se a gestão de Cirilo chegar ao patamar de 75%, conforme ele aponta, ainda sim exigiria total e pleno funcionamento de todos os setores, principalmente Saúde, área bastante citada em pesquisas eleitorais. Nesse quesito, o fornecimento de medicamentos, disposição de médicos, insumos básicos, marcação de exames e consultas especializadas atingiram padrão quase de excelência em sua gestão.
O dado da pesquisa divulgado por Pimenta também seria uma questão a ser estudada por especialistas políticos, pois com quase 30 anos de permanência no poder e em seu quarto mandato, o prefeito de Quixeramobim acumularia pouco desgaste, que é natural e inerente aos políticos que tanto tempo passam agarrados no poder.
Consultado pelo site, o jornalista e renomado analista político cearense Cláudio Teran comentou a declaração do prefeito de Quixeramobim.
Repórter Ceará (Foto: Reprodução/Facebook)