Um jovem de 19 anos, portador de fibrose cística, doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, e que se recusou a ser vacinado contra a Covid-19, morreu nessa terça-feira, 25, após contrair a doença. O caso ocorreu na cidade de Camocim, no litoral do Ceará.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, a vítima “não havia tomado nenhuma dose de vacina para Covid, por opinião própria”.
Em nota, a Prefeitura de Camocim disse que o adolescente estava internado no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, no interior do estado.
“Neste momento, nos solidarizamos com a dor da família e amigos. Esclarecemos que todos os casos suspeitos, que evoluem a óbito, são rigorosamente investigados e colhidos materiais para elucidação da causa mortis, através de Comitês estabelecidos pelo Estado. Após essa investigação e confirmação da causa de óbito por Covid-19, o óbito pode ser informado e registrado no Boletim Estadual e Municipal”, diz trecho da nota.
No comunicado, o órgão ainda ressalta a importância da vacinação contra a Covid-19 e os cuidados contra a doença. “Reforçamos a importância da vacinação, do distanciamento social, de manter os cuidados de higiene, bem como o uso de máscaras. Não deixe o vírus se espalhar.”
Repórter Ceará (Foto: AFP)