Chegou ao Ceará nesta segunda-feira, 7, uma nova remessa de imunobiológicos contra covid-19, fabricados pela Pfizer/BioNTech, com 53.820 doses de vacinas destinadas a maiores de 12 anos.
Em suas redes sociais, o governador Camilo Santana destacou a chegada das vacinas. “Receberemos mais 53.820 doses de vacinas da Pfizer, que serão utilizadas para a D2 da população a partir de 12 anos. Até o momento foram aplicadas 16.251.701 doses em todo o estado. Seguimos trabalhando firmes para vacinar os cearenses o mais rápido possível”, publicou.
A remessa apropriada para pessoas a partir de 12 anos será destacada para a segunda dose (D2). As vacinas integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).
Até o último domingo, 6, 16,3 milhões de doses já tinham sido aplicadas no Ceará. O reforço (D3) já chegou ao braço de 2,2 milhões de cearenses. Já o ciclo vacinal básico, com duas doses ou dose única da Janssen, foi cumprido para 6,7 milhões de pessoas em todo o Estado.
Cadastro
A plataforma Saúde Digital é o sistema que viabiliza o cálculo de envio de vacinas por municípios e serve para agendamento às gestões de saúde municipais aderentes. Para fazer o cadastro, basta acessar o Saúde Digital, dispondo do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Quem já tomou qualquer vacina ou recebeu qualquer atendimento nos serviços públicos de saúde, já possui a numeração do CNS. Esse número consta tanto no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto nos cartões de plano de saúde. A numeração também pode ser verificada pelo site ou aplicativo ConecteSUS.
Quem não tem CNS ou não sabe o número, pode procurar postos de saúde e solicitar consulta ou emissão do cartão. É necessário apresentar documento oficial de identificação e comprovante de residência.
A Sesa disponibiliza um canal para a população tirar dúvidas sobre o cadastro de vacinação contra a Covid-19 e testagem contra a doença. Os questionamentos devem ser enviados para o e-mail: faleconosco@saude.ce.gov.br
Repórter Ceará (Foto: Helene Santos)