Várzea Alegre registrou, entre as 7h deste sábado, 16, e as 7h deste domingo, 17, a maior chuva do ano no Ceará. Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado foi de 200 milímetros.
O município, que está localizado na macrorregião do Cariri, área que apresentava condições favoráveis, segundo previsão indicada anteriormente, teve a precipitação mais concentrada pela madrugada de hoje. Ainda na mesma área, a Funceme registrou outros acumulados expressivos como em Granjeiro (86 mm) e Cariús (61 mm).
Até este domingo, a maior chuva de 2022 havia sido registrada entre os dias 9 e 10 de abril, em São Gonçalo do Amarante, com 179 mm. Logo atrás vem os 140 mm em Maranguape, ocorrido do dia 2 para 3 de março.
No levantamento preliminar, o Ceará teve, no intervalo de 24 horas, chuvas em 58 municípios provocadas por áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, assim como efeitos locais (temperatura, relevo e umidade) e sistema de brisa.
Previsão
O Ceará deverá apresentar condições para chuva em todas as macrorregiões até, pelo menos, esta segunda-feira, 18, porém, os principais acumulados são esperados para a faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e centro-sul do Sertão Central e Inhamuns.
De acordo com a Funceme, são esperadas precipitações de intensidades variadas, com maiores chances de mais expressivos nas áreas citadas anteriormente com mais favoráveis.
Repórter Ceará




