A Secretaria de Agricultura de Itatira, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), está realizando a implantação do Projeto Mandala para 21 famílias do município. A gestão também está disponibilizando o curso de capacitação do serviço para mais famílias da região, totalizando 38 pessoas atendidas entre técnicos e beneficiários.
“Este é um sistema baseado no conceito de agricultura sustentável, uma integração de culturas, beneficiando a plantação e também a criação de animais em um mesmo espaço. O objetivo deste tipo de agricultura é otimizar espaço e permitir que o produtor rural cultive vários tipos de alimentos”, destacou a gestão em nota.
Cada mandala possui em média nove círculos de culturas, onde uma ajuda a outra a sobreviver e se desenvolver. Através deste sistema agrícola é possível aumentar a renda do agricultor familiar, além de possibilitar o cultivo para consumo próprio e estimular a produtividade agrícola entre grupos.
A capacitação será realizada em dois momentos. Agora, e no mês de agosto, já com a implantação de 21 mandalas no município.
O município ressalta parcerias com Ematerce, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Federação das Associações do município, e a Cooperativa. Silvia Sabino, coordenadora do programa no município, ressaltou a importância da capacitação. “A mandala é uma alternativa importante para a agricultura familiar do município, beneficiando os agricultores, garantindo mais produção e renda. Estamos trabalhando muito para que todos possam aproveitar ao máximo essa experiência”, ressaltou Silvia Sabino.
Repórter Ceará