O município de Quixeramobim, no Sertão Central, recebe nesta terça e quarta-feira, 14 e 15 de junho, o Projeto Geoparque Sertão Monumental: Natureza, Cultura e Educação. O evento é organizado pela arqueóloga e antropóloga da Feclesc/Uece, Marcélia Marques.
Marcélia destacou que o projeto será apresentado à comunidade de Quixeramobim e a quem quiser conhecê-lo. “Temos muito estudo, criatividade, peleja e alegrias rumo a sua consolidação. A CPRM e as universidades UFC, FECLESC/UECE e IFCE- Quixadá seguem juntas com os municípios de Quixadá e Quixeramobim para preservar os inselbergs, reconhecer e respeitar as culturas locais.”
O momento deve contar com a mediação da Dra. Lenúncia de Moura, historiadora da Feclesc/Uece, e a participação de convidados, entre eles, a bióloga Msc. Vaneicia Gomes; o geógrafo e especialista em desenvolvimento e meio ambiente do IFCE, Msc. Felipe Monteiro; e o geólogo Dr. Luís Carlos Freitas.
“Os habitantes locais, em seus pertencimentos e memórias de lugares, paisagens é quem serão os protagonistas dessas ações preservacionistas. A chancela da UNESCO representará um reconhecimento importante para todos os esforços que estão sendo dedicados”, finalizou a arqueóloga.
O evento acontecerá na Escola Dr. José Alves da Silveira, na Avenida Humberto Sena, de 8h às 12h e 14h às 18 horas.
Confira a programação completa:
Serviço:
Projeto Geoparque Sertão Monumental: Natureza, Cultura e Educação
Data: 14 e 15 de junho
Horário: 8 às 12 e de 14 às 18 horas
Local: Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira, Avenida Humberto Sena, s/n – Quixeramobim
Repórter Ceará