Home Terezinha Oliveira ‘Os anos carregaram’ a ‘agenda’ e o ‘Luiz Gonzaga especial’

‘Os anos carregaram’ a ‘agenda’ e o ‘Luiz Gonzaga especial’

Ao raiar o dia 08 de outubro de 2022, o “Coração do Ceará” se enlutou. Parou de pulsar o coração de quem embalava nossos corações ao som de canções inesquecíveis. Refiro-me a Getúlio Felício Câmara – o filho de “Seu” Fenelon e “Dona” Violeta, nascido em 13 de novembro de 1945. Seguidor dos passos do seu pai, se tornou grande comunicador assegurando o sucesso de programas diversificados: o noticioso “Agenda Policial” e os musicais “Luiz Gonzaga Especial” e “Os Anos Carregaram”. Getúlio atuou em outros segmentos: no Esporte e na Política.

O jovem foi estudante da primeira turma do Colégio Estadual Dr. Andrade Furtado e junto com alguns amigos integrava o time dos “Intocáveis” formado com Tarcízio Coelho, Avião, Bosco, Osmar Martins, João Gaspar, Zé de Melo e Wilde. O Tarcísio Rego e Antônio Machado também jogaram com essa turma. Além de atleta, destacando-se como goleiro, Getúlio organizava as ações no âmbito municipal.

Viveu curto período na política partidária. Eleito vereador, tornou-se presidente da Câmara Municipal, sendo lembrado por sua gestão criteriosa, sendo o único presidente a devolver recursos ao Executivo. Mas seu grande mérito foi a exemplar atuação na Rádio Difusora Cristal – 1450 AM.

Minha lembrança maior é da sua missão na radiofonia. Eu perdi um amigo leal e atencioso que me contava histórias ligadas aos seus temas prediletos: Fenelon Câmara, a “Voz de Cristal”, a implantação da Difusora Cristal e o valioso acervo fonográfico da emissora. E agora Getúlio? Quem vai esclarecer minhas dúvidas sobre canções, compositores e intérpretes? Depois do seu pai, você era o “cara” que sabia tudo sobre nossa música popular e também composições clássicas universais. Você foi aprendiz e depois assumiu o legado de Fenelon Câmara. Dedicou-se inteiramente ao ofício da Comunicação, em detrimento de vantagens financeiras em outros empreendimentos.

O compromisso com a Difusora Cristal se confundia com seu apego ao nosso lugar, esse Quixeramobim onde se instalou a primeira emissora de Rádio de todo Sertão Central. Com voz e estilo próprio, era inconfundível para os ouvintes, diferente da maioria dos radialistas da nova safra que adotam um padrão comum aos demais. O surgimento de novas tecnologias levou mundo a fora seus programas, todos com audiência assegurada, principalmente pelos conterrâneos radicados em lugares distantes, até mesmo no exterior. Esse sentimento não é apenas meu: está em todos que sintonizam a rádio, e em especial, aos que procuraram conhecer e compreender seu jeito retraído, mas muito generoso ao compartilhar seus conhecimentos.

Expresso neste simples texto a minha saudade do amigo de longas datas e a sensação de vazio no seleto grupo de amantes da boa música. Que estejas descansando na Paz de Deus.

Terezinha Oliveira

Obs: agradeço aos amigos Nilton Nógimo, Airton Costa, Zé de Melo, Edivane, Aroldo, Tarcísio Rego que me detalharam as informações sobre o Time “Os Intocáveis”.

Foto: Reprodução/SerTão TV

2 comentários

  1. Parabéns Terezinha. Seu texto traduz fielmente o que representava a figura do amigo Getúlio para as pessoas como eu que não esqueço minha querida terra. Também gostava muito dele. Era o último da minha geração. Fiquei muito triste. UE Deus o tenha. Grande abraço.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here